sábado, 5 de dezembro de 2009

23 SKIDOO

Uma das bandas que mais me entusiasmou, nos inícios da década de 80, foram os 23 Skidoo que retiraram o seu nome do livro "Book of Lies" de Aleister Crowley.
A banda formou-se, em 1979, na cidade inglesa de Londres, por J.C.M.(Johnny) Turbull, A.U.(Alex Turnbull) e Fritz Haaman.
Depois de um primeiro 7" "Ethics", muito incipiente, aderiram, sonoramente, aos chamados sons industriais, embora prefira conotá-los com os sons das selvas urbanas, onde se encontram mixagens de sons africanos, indonésios e industriais. O grupo que foi, muitas vezes, comparasdo aos Cabaret Voltaire e aos Throbbing Gristle, sofreram, igualmente, influências dos This Heat e dos A Certain Ratio. Ao assinarem pela editora independente Fetish, beneficiaram do prazer de verem as suas capas discográficas serem tratadas graficamente por Neville Brody.
Para se perceber melhor a sonoridade dos 23 Skidoo, aterro numa das suas actuações na WOMAD, em Julho de 1982, a propósito da qual Alex Turbull afirmou "em vez de optarmos pela World Music, usámos ruídos urbanos, latas de gás e explosões. Foi uma barreira de ruídos. Um terço da assistência fugiu imediatamente, mas o que resolveram permanecer, expressaram-se com um "Wow, foi completamente surpreendente."
Da discografia dos 23 Skidoo aconselho, vivamente, o 12" "Last Words" e o mini LP "Seven Songs".

DISCOGRAFIA:
Pineaple:
Julho de 1981 - 7" - Ethics/Another Baby´s Face

Fetish:
Setembro de 1981 - 7" - Last Words/Version
Outubro de 1981 - 12" - The Gospel Comes To New Guinea/Last Words
Fevereiro de 1982 - mini LP - Seven Songs
Maio de 1982 - 12" - Tearing Up The Plans/Just Like Everybody Gregouka

Operation Twilight:
Fevereiro de 1982 - LP - The Culling Is Coming

Embora tenham gravado mais alguns 7" e um LP "Urban Gamelan", os 23 Skidoo, em minha opinião, já haviam perdido a sonoridade capilar que mais me deliciava.

Fontes: "Rip It Up and Start Again" de Simon Reynolds e "The Great Alternative Indie Discography" de Martin C. Strong.

Cascais, 04/12/2009 - Jorge Brasil Mesquita

Sem comentários:

Enviar um comentário